México: juventude e experiência.

Continuando a nossa viagem pelos países que disputarão a Copa do Mundo, conheceremos hoje a seleção do México. Uma equipe que não tem muita tradição em campeonatos mundiais. Nunca passaram das quartas de finais. E nesse mundial não terá vida fácil, já que está no grupo A junto com a anfitriã da copa (África do Sul), o Uruguai e a seleção francesa. Mesmo não estando entre os favoritos à vaga, os jogadores mexicanos não acreditam em uma eliminação precoce, e prometem não ir a África do Sul apenas a passeio.

Com uma equipe mesclada com experiência e juventude, o técnico da seleção mexicana Javier Aguirre (FOTO 1) tenta fazer com que estes jogadores surpreendam as grandes forças do futebol mundial. Formado com um esquema ousado de três atacantes, o México promete ir para cima dos adversários em busca dos resultados positivos. Os torcedores acreditam que a equipe de Javier mantenha a boa campanha feita nas eliminatórias, quando terminou a competição em segundo lugar, sendo superado apenas pelos EUA. Convenhamos que as eliminatórias da “CONCACAF” nem se compara as eliminatórias da América do Sul.

Entre os jogadores são vários nomes conhecidos do futebol mundial. O grande destaque é para o goleiro Uchoa (FOTO 2) do América do México, um goleiro de 24 anos que tem o total apoio e confiança da torcida mexicana. Os outros nomes conhecidos da equipe estão por todas as áreas do campo. Na defesa o xerife se chama Rafa Marquez (FOTO 3), zagueiro experiente que atua a um bom tempo no futebol europeu pela equipe do Barcelona. No meio o nome de destaque se chama Andrés Guardado, com 24 anos ele é o responsável por comandar o meio campo da equipe mexicana. Já no ataque, o destaque é para o trio de ferro composto por Giovanni dos Santos, Guilhermo Franco e Blanco. Giovanni dos Santos é um garoto que foi revelado pelo Barcelona, chegando a ser considerado a grande promessa da equipe na época, entretanto perdeu sua vaga nada mais, nada menos para o argentino Lionel Messi, hoje ele atua no Galatasaray (Turquia). Guilhermo Franco é um atacante experiente que foi artilheiro no Villarreal (Espanha), hoje disputa o campeonato inglês pelo West Ham. E fechando o trio, o experiente Blanco, que dispensa comentários para a torcida. Considerado o principal jogador de ataque da equipe, Blanco (FOTO 4) tenta mostrar que ainda tem condições de disputar a Copa em alto nível mesmo tendo 37 anos.

O México não chega a ser considerado favorito a uma das vagas do grupo A, mas acredito que tem grandes chances de surpreender as equipes que o subestimarem. Têm atacantes que sabem fazer gols, uma defesa solida com um grande goleiro. Mas acredito que o meio campo desta seleção não acompanhe a qualidade apresentada no ataque e na defesa. Em minha opinião tem totais chances de brigar pelo segundo lugar de seu grupo.



Paulo Feijó

África do Sul, a anfitriã

Começaremos hoje uma série de comentários sobre as seleções que participarão da Copa do Mundo de 2010. A cada dia uma seleção que participará do mundial será comentada.

A primeira equipe a ser analisada é a anfitriã África do Sul. Um país sem muita tradição no futebol, é apenas o 86º no ranking da Fifa, mas conta com uma torcida invejável. Os “bafana bafana” como são conhecidos pelos sul-africanos não estão entre os principais candidatos ao título, mas se depender da torcida, eles irão longe
nesse mundial. As “vuvuzelas”, instrumento utilizado pelos torcedores para incentivar a seleção, já estão afinadas e prontas para enlouquecer as equipes adversárias.

Por falar nesse instrumento ele é o motivo das principais críticas mundiais aos torcedores sul-africanos, já que o barulho emitido por ele é ensurdecedor. Todas as seleções estão tentando banir a entrada de torcedores com esse tipo de instrumento nos estádios, com o discurso de que o mesmo pode ser prejudicial à saúde. Para completar a discussão, pesquisadores de universidades da África do Sul e dos EUA comprovaram que a exposição aos ruídos causados pela “vuvuzela” pode causar danos auditivos temporários.

Mas, voltando às atenções para o futebol jogado, vamos analisar a seleção africana. Toda seleção precisa de um bom treinador, e a África do Sul não foge dessa teoria. Com a saída de Joel Santana que comandou a equipe na Copa das Confederações, os sul-africanos voltaram a apostar todas as fichas no experiente técnico Carlos Alberto Parreira (FOTO), que já foi campeão mundial em 94 e comandou a seleção brasileira no último mundial (2006). O comandante já conhece bem a seleção, pois ele era o dono do cargo antes mesmo do Joel Santana assumir a equipe. E com toda essa experiência em Copas do Mundo, o treinador tem a confiança de toda nação africana.

Em relação aos jogadores, um dos nomes fortes é do atacante McCarthy, que já passou por equipes como Bayer de Munique (Alemanha) e hoje defende o West Ham da Inglaterra. Mas o grande destaque desta seleção é para o meia armador Pienaar (FOTO), o jogador já disputou uma copa e tem um invejável currículo com passagens por Ajax (Holanda), Borunssia Dortmund (Alemanha) e atualmente defende o Everton na liga inglesa. É neste jogador que Parreira deposita todas as suas fichas para tentar passar pelo menos da primeira fase.

No geral, a equipe não tem grandes chances de chegar ao título, pois seus jogadores não têm tanta qualidade. Mas, futebol é muito imprevisível, e os “bafana bafana” podem surpreender com o apoio de sua torcida.

Paulo Feijó

Crise na Gávea?

O respeito dos jogadores pelo Flamengo parece está perto do fim. Após Adriano faltar ‘’periodicamente’’e aos treinos na Gávea, e não comemorar nos gols feitos por ele, agora é a vez do sérvio Petkovic e do goleiro Bruno darem declarações polêmicas.
O sérvio no intervalo do jogo contra a Universidad de Chile falou para os jornalistas que nem ouviu o que o técnico Rogério Lourenço pediu aos jogadores no intervalo:
- Não sei o que ele falou. Comigo não disse nada. Estava me aquecendo e não escutei – disse Pet.
Para completar o goleiro Bruno ( FOTO ) ao final da partida afirmou não da importância para o que a torcida pensa:
- Problema da torcida. Estou pouco me lixando - disse o goleiro à Rádio Manchete.
Pelo jeito o técnico Andrade tirou a sorte grande em ser demitido antes mesmo de começarem as confusões. Sempre é bom lembrar do episódio da demissão do mesmo em que a presidente do clube Patrícia Amorim dava explicações a imprensa e o atacante Vagner Love apareceu na porta da sala de imprensa por três vezes mostrando insatisfação com a demissão:
- É brincadeira. É brincadeira... É brincadeira ou não é, Russo? – dizia, apertando a mão do massagista.
É, o clima no Flamengo 2010 não chega nem aos pés do time Campeão Brasileiro no ano passado. Além de perder o carioca para o Botafogo, perdeu a ‘’tentativa de titulo de 87’’ para o genuíno campeão, o Sport Recife, e quase não se classifica para a segunda fase da Libertadores. E para completar o ano, Adriano voltou a ser o que era na Internazionale, ou seja, falta treino, não joga bem, e diz ter problemas pessoais. Que ano hein Flamengo?
Por outro lado o ex atacante da seleção (Adriano, FOTO ) parece estar começando a aprender a lição, hoje ( quinta-feira ) treinou normalmente após o jogo de ontem pela Libertadores. Para ser sincero, isso é praticamente um milagre, pois o atacante desde que voltou ao Flamengo, nunca treinou após os jogos; quando aparecia fazia apenas um treino regenerativo. Vamos ver se agora o Adriano acorda, já que ele é o principal jogador do Flamengo e tem muito futebol a mostrar. Para mim este ano ele ainda não rendeu nem 50% do que ele é capaz de render no clube.
Paulo Feijó

Sport 105 anos




Parabéns ao Sport Club do Recife que hoje completa 105 anos. O Clube rubro-negro foi fundado em 13 de maio de 1905, por Guilherme de Aquino Fonsceca ( FOTO ). De lá pra cá foram 39 títulos estaduais, 1 Campeonato Brasileiro ( 1987 ), 1 Campeonato Brasileiro da serie B ( 1990 ), 1 Torneio Norte – Nordeste (1968 ), 2 Copas do Nordeste ( 1994 e 2000 ), e 1 Copa do Brasil ( 2008 ).
O Sport foi o primeiro clube de futebol em Pernambuco, já que o Náutico na época se restringia ao remo. A primeira partida de futebol do Sport foi realizada no dia 22 de junho de 1905, quando o Leão da Ilha enfrentou o ‘’English Eleven’’ às 16:30 no campo do Quartel do Derby. A partida terminou empatada em 2x2.
Hoje o Clube da Praça da Bandeira é uma das maiores forças do futebol do nordeste, e atual Pentacampeão Pernambucano. Ano passado acabou sendo rebaixado a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, e hoje luta por uma das 4 vagas para a volta a elite do futebol nacional.
Parabéns a todos os rubro-negros por este dia tão importante na vida deste clube que honra a bandeira do estado e trás alegria aos seus torcedores.



Paulo Feijó

Sem surpresas


Está decidido o grupo da copa, e Dunga mostra que não muda o seu jeito e que não cede a pressão de um ou outro da imprensa. Conservador? Birrento? Chato? Ultrapassado? O que Dunga mostra é um comprometimento e uma coerência com seus atletas. O Brasil agora se une em busca de mais uma copa do mundo. Praticamente é unanime a opinião de discórdia com alguns convocados por Dunga. Ronaldinho Gaucho era esperado, além do lobby feito para que Neymar e Ganso fossem convocados. Acredito eu, que no caso desses dois últimos, nem eles mesmos acreditavam em sua convocação. Muito por saberem da coerência em que Dunga vinha trabalhando, já que Robinho, companheiro de equipe de ambos, sabia de que o técnico brasileiro não traria surpresas em sua convocação final. Na coletiva um dos jornalistas que tem o discurso de que ‘’Dunga não presta e ponto final’’, teve a ousadia de comparar Neymar ao grande mito chamado Pelé, afirmando de que se Dunga fosse o técnico na copa de 54 ele não levaria Pelé; um cara desses não pode ser levado a sério, ele simplesmente esqueceu que ele estava comparando um jogador que estava surgindo agora ao maior mito do futebol mundial. Sempre é bom lembrar que o Robinho logo que começou a jogar pelo Santos, foi feita a mesma comparação, e hoje nós vemos que o mesmo é um jogador acima da média, mas que não se compara ao ‘’Rei Pelé’’.
Em relação aos convocados nenhuma surpresa alarmante. No gol, apesar da exclusão do Victor do Grêmio, foram mantidas as possibilidades de convocação. Nas laterais, Gilberto conseguiu arrumar seu espaço na ultima convocação, deixando para trás um jogador que tem grande experiência que é o Roberto Carlos, e completando o Michel Bastos que fez com que o Marcelo acabasse por assistir a copa como torcedor. Na zaga tudo dentro dos conformes, Thiago, Lucio, Juan e Luisão eram os mais cotados para a defensiva canarinha. O meio se manteve também sem nenhuma surpresa, os que vinham sendo convocados se mantiveram com a confiança de seu treinador. No ataque uma ‘’surpresa esperada’’, o Imperador Adriano conseguiu se desconvocar com suas atitudes como atleta do Flamengo.
Sem as demais surpresas a coerência é a palavra chave do trabalho de Dunga. Não menosprezando nenhum jogador, deu oportunidade a quem merecia e formou o grupo dele. Se vai ganhar ou não é outra história, mas ele não pode ser acusado de incoerência. Um ponto que o próprio Dunga citou em sua coletiva após a convocação foi a de que a dois meses atrás não existia essa comoção toda para que Neymar e Ganso estivessem em sua relação. E para ser mais preciso no fim do ano passado esses garotos eram tidos como reservas no Santos, salvo o Ganso que começou a se consolidar como titular no fim do ano passado, mas não tinha todo esse lobby em relação a estes jogadores.
Saindo do ponto das não convocações e entrando já na Copa do Mundo, esse grupo que ai está não pode em nenhum momento ser questionado por qualquer pessoa. Já que este vem conquistando tudo que disputa; Copa América, Copa das Confederações, Eliminatórias, agora só falta a Copa do Mundo. Um grupo unido que sabe o de seu dever com a seleção, e que tem total confiança de seu treinador. Chegou à hora de Kaka, Robinho, Luis Fabiano, Lucio, Julio Cesar, entre outros mostrarem que todos estão equivocados em questionar a sua seleção, está na hora do Brasil mostrar a raça que não foi mostrada na Copa passada, de ir pra cima e colocar o coração na ponta da chuteira, para poder trazer mais uma taça para estes torcedores. Estes torcedores que amam seu país, e que torcem para que ele se torne mais uma vez campeão mundial.

Paulo Feijó